Seguem abertas, até a sexta-feira (7), as inscrições para museus e centros culturais interessados em participar da 12ª Semana de Museus. A temporada de eventos, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), acontecerá de 12 a 18 de maio de 2014 com o tema “Museus: as coleções criam conexões”.

Exposições, seminários, oficinas, debates, visitas mediadas, exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música são alguns exemplos de eventos que podem ser promovidos pelos museus participantes durante o período. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de pelo menos uma atividade.

Os museus que participam dessa ação conseguem alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

A expectativa é de que a comunidade participe, reflita, discuta e troque experiências sobre o tema proposto.

A inscrição é feita exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site www.museus.gov.br.

A última edição da Semana de Museus (2013) envolveu mais de 1,2 mil museus e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros.

Instituições vivas

O tema da 12ª edição da Semana de Museus segue o mote do Dia Internacional dos Museus, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema sugerido para 2014 lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo.

Criado em 1977, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.