A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Várzea Grande informa que as matrículas para o Programa Projovem Urbano de Várzea Grande para o ano de 2013 foram prorrogadas até o dia 7 de dezembro.

São vagas de cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens com idade entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. O curso terá duração de 18 meses e será desenvolvido em dois núcleos básicos – Jardim Glória e Jardim Nova Ipê.

Segundo a coordenadora do Projovem Mariá de Oliveira, o ano letivo começou nesta terça-feira (23) e o Ministério da Educação autorizou as matrículas até 45 dias após as aulas. Mesmo assim, o aluno conseguirá acompanhar os colegas de sala.

Ela frisa que as matrículas poderão ser feitas em três postos. Na EMEB Maria das Graças Pinto no Jardim Glória, EMEB Benedita Bernardina Curvo no Jardim Nova Ipê e Coordenadoria do Projovem Urbano na antiga Escola Couto Magalhães na Travessa Aquidaban, no centro de Várzea Grande.

Ela acrescenta que os interessados deverão ter idade mínima de 18 anos e no máximo 29, saber ler e escrever, apresentar cópias de comprovante de endereço, carteira de identidade, RG e CPF.

“Além de aprender sobre profissões reconhecidas, o Projovem urbano oferece uma bolsa-auxílio de R$ 100 e todo o material didático disponível. Para as jovens mães, além da bolsa-auxílio, elas terão salas de acolhimento e monitoras que cuidarão das crianças de zero a oito anos para filhos dos alunos matriculados”, destaca.

O estudante trabalhador terá a oportunidade da conclusão do ensino fundamental (antigo primeiro grau) e, além disso,  auxilia os alunos a se tornarem profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho.

São cursos nas áreas de Educação e Telemática oferecendo os seguintes cursos profissionalizantes: contador de história, auxiliar de administração escolar, inspetor de alunos, recreador, operador de microcomputador, telemarketing e helpdesk.