A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (SME) realiza na terça-feira (22), às 19 horas, a aula inaugural do Programa Projovem Urbano na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria das Graças Pinto, no Jardim Glória II onde funcionará um dos núcleos. A aula terá a participação dos próprios alunos e familiares e abrindo os trabalhos haverá uma palestra sobre a automotivação.

Segundo a coordenadora do Projovem, Mariá de Oliveira, os alunos do núcleo da EMEB Benedita Bernardina Curvo no Jardim Nova Ipê também participarão. Haverá transporte gratuito para esses alunos.

São cerca de 400 vagas de cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens com idade entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. O curso terá duração de 18 meses e será desenvolvido em dois núcleos básicos – Jardim Glória e Jardim Nova Ipê.

“Além de aprender sobre profissões reconhecidas, o Projovem urbano oferece uma bolsa-auxílio de R$ 100 e todo o material didático disponível. Para as jovens mães, além da bolsa-auxílio, elas terão salas de acolhimento e monitoras que cuidarão das crianças de zero a oito anos para filhos dos alunos matriculados”, destaca a coordenadora.

O curso oferece a oportunidade da conclusão do ensino fundamental (antigo primeiro grau) e também auxilia os alunos a se tornarem profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho.

São cursos nas áreas de Educação e Telemática oferecendo os seguintes cursos profissionalizantes: contador de história, auxiliar de administração escolar, inspetor de alunos, recreador, operador de microcomputador, telemarketing e helpdesk. O início das aulas está previsto para o dia 23 de outubro.