Depois do Outubro Rosa agora chegou o Novembro Azul, mês dedicado ao combate do Câncer de Próstata. Assim como o Outubro Rosa, que divulga informações preventivas das graves doenças femininas e principalmente do Câncer de Mama, o Novembro Azul é o mês dedicado aos homens onde segue o mesmo foco desenvolvendo ações preventivas e curativas de várias doenças, mas principalmente contra esse agravo.

A secretaria de Saúde desenvolve durante todo o mês uma programação voltada para o público masculino com realização de palestras, distribuição de folhetos educativos e orientativos e destaca a importância da realização dos exames específicos para a detecção precoce da doença.

No Brasil o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens e um dos que mais se registra ocorrências de óbitos. Todo homem precisa fazer o exame a partir dos 40 anos. A descoberta precoce da doença é feita pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA).

De acordo com a secretária de Saúde de Várzea Grande Jaqueline Guimarães, a programação do Novembro Azul engloba o combate as mais diversas moléstias. No dia 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e uma equipe do Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS I), do Centro de Saúde Jd. Imperial está realizando também ações de combate a esse agravo. O Diabetes é o aumento dos níveis de “açúcar” no sangue (níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia. 

As ações estão sendo desenvolvida sob a Coordenação da Enfermeira Cida, responsável pelo PACS I do Jd. Imperial. Contatos: (65) 9216-1909 / (65) 9645-0177
Segue Programação:

O QUÊ: Programação do Novembro Azul – Dia Mundial do Diabetes

QUANDO: Dias 13 e 14 de novembro (quarta e quinta-feira)

ONDE: Companhia de Polícia Militar do Jd. Imperial

HORÁRIO: À partir das 07:30h

PÚBLICO ALVO: Policiais Militares

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

Aferição de pressão arterial;

Teste de Glicemia,

Vacinação (Hepatite B, Dupla Adulto e Febre Amarela) e

Exames Laboratoriais (Completo, Glicemia e PSA Total)